Um ambiente pedagógico que serve como laboratório, mas também como um importante local de convivência e troca de experiências. Esta é apenas uma das muitas definições a respeito da Maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Pelotas (UCPel). E talvez a mais fiel, a que melhor se encaixa na proposta pensada para o espaço, que em 2022 foi ampliado, ganhou novo mobiliário e, na última quarta-feira (26), teve uma inauguração oficial.

O evento contou com a presença do reitor da universidade, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, de pró-reitores, professores, funcionários e acadêmicos. Também estiveram presentes familiares do professor Luiz Antônio Machado Veríssimo, ex-coordenador do curso na UCPel e um dos responsáveis pela criação da graduação, falecido em novembro do ano passado. A Maquetaria recebeu o seu nome, como forma de homenagem e carinho. Uma placa foi descerrada no principal momento da noite.

“A Maquetaria é onde a gente fica prototipando as grandes ideias. E esse espaço vai trazer de volta a memória de um grande personagem da universidade e do curso, que é o professor Veríssimo. Instituímos agora um novo momento de nomear locais da universidade resgatando a história desses personagens. Isso se tornou público entre as pessoas que não o conheceram, mas que passaram a admirar o professor pela sua história. A saudade que temos por ele não estar mais aqui conosco vai ficar retratada aqui”, disse o reitor.

“Como filha, e em nome dos meus irmãos, eu posso dizer que fomos tomados por muita gratidão e orgulho com essa homenagem. Meu pai era um apaixonado pela vida acadêmica e pelos seus projetos. Estar nesse meio pra ele era como rejuvenescer. Temos muita gratidão à Católica por essa iniciativa, é uma homenagem que nos deixou muito felizes”, resumiu Rafaela Veríssimo, filha do homenageado.

Muitos anos de conteúdo e amizades

Gustavo dos Santos é o funcionário responsável pelo laboratório. Ele começou sua trajetória como aluno da Católica e logo em seguida passou a trabalhar na Maquetaria, onde atua há 13 anos. Para ele, o espaço é um dos grandes diferenciais da graduação na universidade.

“Aqui são construídas maquetes, temos aulas e é ainda um local de convivência. Temos agora toda a parte digital, estamos construindo um projeto na impressora 3D da pista de bicicross da avenida República do Líbano. Cada semestre é uma experiência diferente”, relata.

Para Gustavo, outro ponto especial da profissão é a oportunidade de trabalhar diretamente com os acadêmicos. “É um sonho realizado. Aqui fiz muitas amizades. É muito bom poder acompanhar toda a evolução, dos estudantes e do curso, ao longo desses anos”, finaliza.

Três décadas formando profissionais

A inauguração da Maquetaria integrou a programação dos 30 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo, que contou ainda com palestras e encontros, com a participação de profissionais da área, que abordaram temas como neuroarquitetura e atuação no mercado de trabalho.

“São quase mil alunos formados ao longo dessa nossa história, dessas três décadas. Sempre com a responsabilidade de tornar a cidade e a unidade habitacional um ambiente mais qualificado para as pessoas”, aponta a coordenadora do curso, Laura Zambrano, que conta ainda que a graduação da UCPel está em constante atualização, observando tendências e trazendo novidades capazes de aprimorar o processo de ensino.

Quem tem o mesmo sentimento é a acadêmica Bianca Schwantz, que celebra a ampliação do espaço inaugurado e enxerga a evolução da Arquitetura e Urbanismo da Católica. “A gente consegue sentar, conversar, ter uma maior integração com os professores, e isso é muito importante. Temos uma estrutura muito boa aqui.”

Confira a videorreportagem da inauguração:

Redação: Leandro LopesVídeo: Bruno Bohm