O curso de Arquitetura e Urbanismo tem ingresso semestral, com duração de cinco anos em turno noturno. As aulas contam com metodologia de ensino que propicia experiências de aprendizagem inovadoras, com destaque às aulas de atelier, em que as turmas são divididas em pequenos grupos para orientações de projetos. Durante a graduação, os alunos também podem participar de programas de extensão. Essa experiência é responsável por aproximar estudantes de diferentes realidades sociais.

Titulação: Arquiteto e Urbanista
Duração do Curso: 10 semestres
Carga Horária: 3.600 horas
Turno de Funcionamento: Noite

Data Criação: Resolução GR/UCPel n° 387, publicado em 13/05/1991

Reconhecimento do MEC: Portaria MEC n° 1.537 de 19/10/1999, DOU 20/10/99, Parecer n° 837/1999 CES/CNE de 13/09/1999

Formato do Curso

O curso apresenta disciplinas presenciais e on-line. Ao longo dos 10 semestres, o aluno desenvolve projetos com temas de complexidade gradativa nas disciplinas de ateliê, apoiados pelos conhecimentos teóricos e tecnológicos desenvolvidos nas atividades em sala de aula. A cada semestre, são trabalhados de forma interdisciplinar os temas inserção do objeto no espaço urbano; mobiliário urbano; habitação unifamiliar; equipamento urbano; projeto de interiores; habitação de interesse social; requalificação urbana e reciclagem; edificação em altura e estruturas de grandes vãos. Para a realização das atividades curriculares, o curso conta com laboratórios como Maquetaria, Resistência dos Materiais, Instalações Hidrossanitárias, Geotecnia, e Topografia. Outras oportunidades para o aluno são as possibilidades de participação em monitorias, estágios, grupos e extensão ou intercâmbios fora do país.

Currículo

O currículo do curso propõe uma formação estruturada com disciplinas de fundamentação para diferentes áreas de conhecimento e outras imprescindíveis para o arquiteto e urbanista, visando o “construir” e “intervir” de uma forma sustentável e qualitativa. A curricularização das atividades de extensão permite promover a prática, atendendo demandas da cidade e região, nas temáticas de sustentabilidade do habitat social e preservação do patrimônio histórico.

Atividades de Ensino-Aprendizagem / Carga Horária

DisciplinaCarga Horária
ATIVIDADE COMPLEMENTAR GERAL I-A20
ATIVIDADE COMPLEMENTAR GERAL I-B20
ESPIRITUALIDADE E VIDA60
GEOMETRIA DESCRITIVA60
ATELIÊ I90
ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS30
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA30
HISTÓRIA E TEORIA DO URBANO30
EXPRESSAO GRAFICA I60
DisciplinaCarga Horária
ATIVIDADE COMPLEMENTAR GERAL II-A20
ATIVIDADE COMPLEMENTAR GERAL II-B20
GEOMETRIA GRÁFICA DIGITAL30
ATELIÊ II90
DESENHO DE PERSPECTIVA60
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA II30
EXPRESSAO GRÁFICA II60
DESENHO ARQUITETÔNICO60
DisciplinaCarga Horária
ATIVIDADE COMPLEMENTAR GERAL III-A20
ATIVIDADE COMPLEMENTAR GERAL III-B20
TOPOGRAFIA30
ATELIÊ III90
GRAFICA DIGITAL I60
PAISAGISMO I30
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO I60
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA III30
DisciplinaCarga Horária
ATIVIDADE COMPLEMENTAR GERAL IV-A20
ATIVIDADE COMPLEMENTAR GERAL IV-B20
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS60
ESTRUTURAS I30
ATELIER IV90
CONFORTO LÚMINICO30
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA IV30
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II60
DisciplinaCarga Horária
OPTATIVA I60
GEOPROCESSAMENTO30
INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS60
ATELIÊ V90
GRÁFICA DIGITAL II60
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA V30
ESTÉTICA E HISTÓRIA DAS ARTES30
DisciplinaCarga Horária
OPTATIVA II60
ATELIÊ VI90
CONFORTO TÉRMICO30
PAISAGISMO II60
PROJETO DE URBANO I90
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA VI30
DisciplinaCarga Horária
OPTATIVA III60
ATELIÊ VII90
ESTRUTURAS II60
PROJETO DE URBANO II60
TÉCNICAS RETROSPECTIVAS60
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO III30
DisciplinaCarga Horária
OPTATIVA IV60
CONFORTO ACÚSTICO30
ATELIÊ VIII90
ESTRUTURAS III60
TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DE ARQUITETURA E URBANISMO30
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO IV30
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL60
DisciplinaCarga Horária
ATELIÊ IX90
ESTRUTURAS IV60
PROJETO DE URBANO III30
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I90
TCC I90
DisciplinaCarga Horária
ATIVIDADE COMPLEMENTAR ESPECÍFICA100
LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL30
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II90
TCC II130

Professores

Os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo possuem formação específica em suas áreas de atuação, além de estarem preparados para a docência. Todos os docentes também atuam no mercado de trabalho, seja em instâncias públicos ou privadas, trazendo, assim, suas experiências profissionais ao exercício da docência.

Docentes

  • Alexandre Pereira Maciel
  • Beatrice Lange Peters
  • Celso Pedreira
  • Christiane Freitas
  • Daniele Behling Luckow
  • Gilberto Cunha
  • Fernanda Tomiello
  • Jaqueline Peglow
  • José Antonio Pedreira
  • Joseane da Silva Almeida
  • Laura Zambrano
  • Mateus Coswig
  • Ricardo Brod Mendez
  • Singoala dos Santos Miranda
  • Stífany Knop

Coordenador: Prof.ª Laura Gomes Zambrano

E-mail: laura.zambrano@ucpel.edu.br

Projetos

O Curso de Arquitetura e Urbanismo possui o Núcleo de Extensão de Arquitetura e Urbanismo, composto pelo Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais, pelo Programa de Sustentabilidade no Habitat Social e pelo Projeto de Fabricação Digital e Prototipagem rápida.

O Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais tem por objetivo ser um centro de apoio para a documentação, educação, reconhecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural de Pelotas e região. O programa se organiza em três linhas para assim contemplar as diferentes demandas existentes e organizá-las a partir de projetos.

O Programa de Sustentabilidade do Habitat Social atua em projetos de regularização fundiária em áreas de ocupação informal, em ações projetuais através de redes de colaboração para melhorias habitacionais de baixa renda, em projetos em áreas públicas da cidade de Pelotas, oferecendo assim espaços qualificados para convivência.

O Projeto de Fabricação Digital e Prototipagem Rápida, consiste na fabricação digital de equipamentos de proteção individual (EPIs), para enfrentamento à pandemia de Covid-19, maquetes e modelos físicos tridimensionais do patrimônio edificado de Pelotas e de projetos desenvolvidos pelos programas do Núcleo de Extensão em Arquitetura e Urbanismo da UCPel. A produção de EPIs está vincula ao projeto REDELAB da UFPel e é realizada com equipamentos e materiais de consumo financiados pelo Ministério da Educação do Governo Federal.

Infraestrutura

O curso conta com laboratórios como Maquetaria, Resistência dos Materiais, Instalações Hidrossanitárias, Geotecnia, e Topografia.

Valores

A mensalidade do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Pelotas é uma das mais atrativas do Rio Grande do Sul: R$ 2.041,00 (preço praticado em 2022).

A UCPel ainda possui crédito estudantil próprio regido por edital com seleção anual. Também existe a possibilidade de obter crédito em instituições bancárias parceiras da Universidade, como o banco Banrisul.

guia do financiamento UCPel

Vestibular

Cursando Arquitetura e Urbanismo da UCPel você tem uma oportunidade enorme de desenvolver sua carreira. As aulas oferecem uma experiência imersiva, com atividades práticas que permitem o aluno se aproximar de diferentes áreas, como mobiliário urbano, habitação de interesse social, requalificação urbana e reciclagem; edificação em altura e estruturas de grandes vãos, entre outras.

As inscrições ocorrem no site do Vestibular UCPel

vestibular-peq