Curso de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem ingresso semestral, com duração de cinco anos em turno noturno. As aulas contam com metodologia de ensino que propicia experiências de aprendizagem inovadoras, com destaque às aulas de atelier, em que as turmas são divididas em pequenos grupos para orientações de projetos. Durante a graduação, os alunos também podem participar de programas de extensão. Essa experiência é responsável por aproximar estudantes de diferentes realidades sociais.

Titulação: Arquiteto e Urbanista
Duração do Curso: 10 semestres
Carga Horária: 3.600 horas
Turno de Funcionamento: Noite

Data Criação: Resolução GR/UCPel n° 387, publicado em 13/05/1991

Reconhecimento do MEC: Portaria MEC n° 1.537 de 19/10/1999, DOU 20/10/99, Parecer n° 837/1999 CES/CNE de 13/09/1999

Formato do Curso

O curso apresenta disciplinas presenciais e on-line. Ao longo dos 10 semestres, o aluno desenvolve projetos com temas de complexidade gradativa nas disciplinas de ateliê, apoiados pelos conhecimentos teóricos e tecnológicos desenvolvidos nas atividades em sala de aula. A cada semestre, são trabalhados de forma interdisciplinar os temas inserção do objeto no espaço urbano; mobiliário urbano; habitação unifamiliar; equipamento urbano; projeto de interiores; habitação de interesse social; requalificação urbana e reciclagem; edificação em altura e estruturas de grandes vãos. Para a realização das atividades curriculares, o curso conta com laboratórios como Maquetaria, Resistência dos Materiais, Instalações Hidrossanitárias, Geotecnia, e Topografia. Outras oportunidades para o aluno são as possibilidades de participação em monitorias, estágios, grupos e extensão ou intercâmbios fora do país.

Currículo

O currículo do curso propõe uma formação estruturada com disciplinas de fundamentação para diferentes áreas de conhecimento e outras imprescindíveis para o arquiteto e urbanista, visando o “construir” e “intervir” de uma forma sustentável e qualitativa. A curricularização das atividades de extensão permite promover a prática, atendendo demandas da cidade e região, nas temáticas de sustentabilidade do habitat social e preservação do patrimônio histórico.

Atividades de Ensino-Aprendizagem / Carga Horária

DisciplinaCarga Horária
Programa de Extensão Integrador Institucional (PEII): Direitos Humanos e Cidadania60
Espiritualidade e Vida
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II90
ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESPECÍFICAS100

Professores

Os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo possuem formação específica em suas áreas de atuação, além de estarem preparados para a docência. Todos os docentes também atuam no mercado de trabalho, seja em instâncias públicos ou privadas, trazendo, assim, suas experiências profissionais ao exercício da docência.

• ALEXANDRE PEREIRA MACIEL

Coordenador: Prof.ª Laura Gomes Zambrano

E-mail: laura.zambrano@ucpel.edu.br

Projetos

O Curso de Arquitetura e Urbanismo possui o Núcleo de Extensão de Arquitetura e Urbanismo, composto pelo Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais, pelo Programa de Sustentabilidade no Habitat Social e pelo Projeto de Fabricação Digital e Prototipagem rápida.

O Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais tem por objetivo ser um centro de apoio para a documentação, educação, reconhecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural de Pelotas e região. O programa se organiza em três linhas para assim contemplar as diferentes demandas existentes e organizá-las a partir de projetos.

O Programa de Sustentabilidade do Habitat Social atua em projetos de regularização fundiária em áreas de ocupação informal, em ações projetuais através de redes de colaboração para melhorias habitacionais de baixa renda, em projetos em áreas públicas da cidade de Pelotas, oferecendo assim espaços qualificados para convivência.

O Projeto de Fabricação Digital e Prototipagem Rápida, consiste na fabricação digital de equipamentos de proteção individual (EPIs), para enfrentamento à pandemia de Covid-19, maquetes e modelos físicos tridimensionais do patrimônio edificado de Pelotas e de projetos desenvolvidos pelos programas do Núcleo de Extensão em Arquitetura e Urbanismo da UCPel. A produção de EPIs está vincula ao projeto REDELAB da UFPel e é realizada com equipamentos e materiais de consumo financiados pelo Ministério da Educação do Governo Federal.

Valores

A mensalidade do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Pelotas é uma das mais atrativas do Rio Grande do Sul.

A UCPel ainda possui crédito estudantil próprio regido por edital com seleção anual. Também existe a possibilidade de obter crédito em instituições bancárias parceiras da Universidade, como o banco Banrisul.

Guia do Financiamento

Cursando Arquitetura e Urbanismo da UCPel você tem uma oportunidade enorme de desenvolver sua carreira. As aulas oferecem uma experiência imersiva, com atividades práticas que permitem o aluno se aproximar de diferentes áreas, como mobiliário urbano, habitação de interesse social, requalificação urbana e reciclagem; edificação em altura e estruturas de grandes vãos, entre outras.

As inscrições ocorrem no site do Vestibular UCPel

ucpel