pós-graduação

Visando trabalhar a temática do patrimônio cultural na Igreja Sagrado Coração de Jesus (Igreja do Porto) através da intervenção arquitetônica e urbana, alunos do 7º semestre de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram a primeira visita às obras de restauro da instituição. Os estudantes conheceram alguns dos desafios apresentados em um processo restaurativo, além de enxergarem de perto o desdobramento das obras. 

A visita faz parte da curricularização da extensão dos alunos, que realizarão levantamentos patrimoniais e apresentarão propostas de melhorias para a Igreja do Porto. Para a professora de Arquitetura e Urbanismo da UCPel responsável pelo projeto, Daniele Luckow, é fundamental que o aluno trabalhe com a realidade. “É muito importante porque eles trabalham com o objeto real. Eles têm que dar uma devolutiva do que estão propondo, ou melhorando no caso do levantamento, então é uma experiência diferente, já que os alunos reconhecem a importância do trabalho deles”, relata. 

Com base nos aprendizados promovidos pelo contato direto com a restauração de um patrimônio, os estudantes poderão conhecer outro lado da arquitetura, que vai além da parte de interiores e escritórios convencionais. Daniele ressaltou a diferença na atribuição de valor a uma reforma patrimonial, em comparação com uma intervenção urbana comum, pois alguns elementos não podem ser substituídos, nem demolidos, demandando um cuidado especial no manejo das obras. Além disso, o projeto permite aos acadêmicos um contato contínuo com a comunidade, valorizando um bem público e social da cidade de Pelotas. 

Aluno de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, Mateus Batista destacou a relevância desta prática para o processo de sua profissionalização. “Poder participar dessa experiência é de suma importância para a minha formação enquanto arquiteto, uma vez que obras de restauro e reformas de edificações têm cada vez mais se tornado um mercado em ascensão, principalmente na cidade de Pelotas devido ao nosso vasto acervo patrimonial”, declarou. 

Batista também comentou sobre a oportunidade de valorização das construções históricas da cidade de Pelotas: “Através dessa ação, podemos contribuir com a cidade para a valorização, educação e conscientização patrimoniais, pois a obra de restauração da Igreja do Porto não só beneficia as pessoas que frequentam as missas, como toda a população de Pelotas”, completa.

O projeto realizado pela Perene Patrimônio Cultural, com direção geral da arquiteta Simone Neutzling, tem como objetivo restaurar a cobertura da Igreja do Sagrado Coração de Jesus e salvar este patrimônio histórico, artístico e cultural do estado do Rio Grande do Sul. 

 

Redação Pedro Vargas