pós-graduação

A primeira edição do Cine Maquetaria, projeto do Programa de Extensão em Fabricação Digital e Prototipagem Rápida da Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), acontece nesta quarta-feira (29), a partir das 18h30. A proposta é promover discussões e trocas a partir de documentários e curtas metragens.

De acordo com a docente do curso, Fernanda Tomiello, o projeto visa uma discussão transversal entre os estudantes – independente do semestre – professores e funcionários presentes, com a intenção de protagonizar os alunos.

Através dos filmes e documentários, a professora espera debater não apenas temas específicos da área de arquitetura e urbanismo, mas também suas interfaces com a sociologia, cultura, arte, história e outros assuntos fora da área do curso.

A aluna Bianca Schwantz, estudante do 6° Semestre do curso, conta que o sentimento dela e dos colegas é de gratidão pelos professores envolvidos no projeto, que estão buscando formas de aliar o ganho de conhecimento com o lazer.

Para a primeira edição, foi feita uma seleção de seis alternativas de filmes, ainda está acontecendo uma enquete para a escolha do primeiro vídeo a ser visto. A expectativa é que futuramente aconteça pelo menos uma sessão do Cine Maquetaria por semestre, abrindo a atividade também para a comunidade externa nas próximas edições.

Confira os filmes que estão participando da enquete:

• Marcovaldo – Um curta-metragem que narra um período de 24 horas de um trabalhador brasileiro. Realizado em 2010 na cidade de Pelotas/RS
• Alphaville do Lado de Dentro do Muro – O documentário aborda o modelo de urbanizações fechadas e as relações humanas na cidade contemporânea.
• Curta-Metragem Ilha das Flores – Um curta brasileiro de 1989 que com uma linguagem quase científica mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos.
• Oscar Niemeyer: A vida é um sopro – Documentário a respeito da vida e obra de Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro.
• Arquiteturas: Superquadras de Brasília – Documentário do SESC TV, que faz parte de uma série que apresenta a arquitetura e urbanismo brasileiro, o episódio escolhido mostra as Superquadras em Brasília
• Documentário a Linha Imaginária – O longa retrata o universo singular das cidades da fronteira Brasil-Uruguai, a partir de histórias de quem vive, pensa, canta ou conta a perplexidade deste território onde se encontram os dois países.

Redação: Nátalli Bonow