Vestibular

O 2° Seminário Gestão Integrada do Patrimônio Cultural: Humanidades, Sociedade, Saúde e Ambiente, promovido pela instituições que compõem a Cátedra Unesco – pólo Morro Redondo, está com inscrições abertas até dia 25 de agosto para os interessados em apresentar trabalhos durante o evento. O programa de extensão de Apoio às Práticas Patrimoniais do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é um dos organizadores do seminário que ocorre entre 14 e 16 de setembro.

Nesta edição a novidade, explica a coordenadora do programa de extensão da Católica e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Daniele Luckow, é o espaço aberto às comunicações temáticas, ou seja, às apresentações de trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação, assim como de docentes. “ É a oportunidade para troca de experiências, para divulgar trabalhos que estão sendo realizados”, comenta Luckow que faz parte da comissão científica do evento e irá selecionar os trabalhos inscritos.

Temas e inscrição

Para submeter o conteúdo para participação no seminário é necessário que o trabalho acompanhe as temáticas: 

Alimentação, consumo e cultura – perspectivas para memória e patrimônio; 
Identidades, patrimônios e gastronomia regionais; 
Patrimônio cultural, sociedade e ambiente;
Patrimônio cultural, turismo e museu; e, 
Patrimônio Cultural Imaterial, memória e narrativas femininas.

As inscrições podem ser feitas pelo site do seminário, com envio do resumo do trabalho até dia 25 de agosto.

Remoto e aberto à população

Entre os temas das palestras gerais do evento estão a sustentabilidade, turismo, patrimônio cultural, gastronomia e ruralidade. O seminário será remoto, assim como em 2020, e transmitido pelo canal da UFPel – universidade realizadora do evento, no Youtube. A programação será aberta à comunidade a partir das 10h30min. Para acompanhar as palestras basta se inscrever no site do evento, até dia 14 de setembro.

Redação: Alessandra Senna