Estudantes do Colégio São José puderam se aproximar de nove cursos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na manhã desta quinta-feira (18). As áreas de atuação profissional foram apresentadas em oficinas práticas durante a participação da Universidade na Semana das Profissões 2018.
(Clique na imagem para ver mais fotos)
A atividade, destinada aos alunos de Ensino Médio do Colégio, teve início com a apresentação do Vestibular 2019 e sorteio de brindes. Após, os estudantes foram divididos por interesse e convidados para participar de oficinas práticas.
No pavilhão do Colégio, os cursos da saúde simularam atendimento multiprofissional de parada respiratória e realizaram oficina de ressuscitação. A estudante do 2° ano do Ensino Médio, Victória Simon, pretende cursar Medicina e conta estar ainda mais motivada depois da atividade. “Foi muito bom interagir e conhecer mais da rotina profissional”, diz.
Além disso, os futuros universitários puderam conhecer instrumentos de um consultório de odontologia, casos clínicos e participar de um procedimento de restauração dentária em manequim. No estande do curso de fisioterapia experimentaram ventosas, kinesio taping e tábua de propriocepção – utilizados em reabilitações.
O curso de Farmácia, recentemente eleito o melhor do Brasil dentre universidades privadas pelo Ranking Universitário Folha (RUF), propiciou observação de lâminas de hemogramas e parasitas em microscópio e de um tabuleiro de manipulação de medicamentos. Em uma roda de conversa com o curso de Psicologia, os alunos conheceram a estrutura da graduação e receberam orientações vocacionais.
O patrimônio arquitetônico de Pelotas também esteve presente na atividade. Na ação do curso de Arquitetura e Urbanismo, os interessados montaram maquetes de papel dos casarões e puderam visualizar as estruturas em realidade aumentada através do aplicativo Turismo Virtual – uma parceria da empresa Dimensio com o curso da UCPel que será lançada na Feira do Livro.
Também participaram da Semana das Profissões 2018 o curso de Direito, que apresentou as possibilidades de atuação do advogado; e o curso de Engenharia de Computação com um robô móvel criado pelos acadêmicos.

Vestibular 2019
Além dos nove cursos apresentados no Colégio São José, a UCPel oferta outras nove graduações no Vestibular 2019. Ao todo, 925 são disponibilizadas – sendo 150 destinadas à Medicina. Este ano, a prova única, composta por questões de múltipla escolha e redação, será aplicada em 25 de novembro. As inscrições podem ser realizadas através do site vestibular.ucpel.edu.br. Até 02 de novembro, o valor é de R$ 80; para medicina, R$ 150. Após, os valores das inscrições serão reajustados.
Redação: Piero Vicenzi

foto da notícia