Vestibular

O primeiro semestre letivo de 2021 da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) começa nesta segunda-feira (22). A instituição optou pela permanência do formato híbrido, com aulas teóricas virtuais síncronas e atividades práticas presenciais orientadas por protocolos de prevenção à Covid-19.  

Para os novos alunos de sete cursos presenciais de graduação haverá uma recepção virtual antes do início da primeira aula. Vídeos com informações sobre a UCPel serão apresentados, assim como uma fala de boas-vindas do reitor da instituição, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, e da pró-reitora acadêmica, professora Patrícia Giusti. 

Os novos acadêmicos matriculados nos 23 cursos de graduação da modalidade a distância terão a recepção virtual realizada no dia 1º de março, às 19h. Posteriormente, ao longo da semana, os alunos também serão acolhidos por coordenadores de cursos, professores e tutores. A entrega do caderno UCPel ocorrerá no formato drive in com divulgação das datas ao longo da próxima semana. 

De acordo com a pró-reitora acadêmica, a decisão pela manutenção do formato híbrido das aulas se deu devido ao cenário atual da pandemia. “Também foi decisivo o fato de estarmos mais preparados para acolher os alunos na modalidade a distância”, explica. 

Ao longo de 2020, os cursos presenciais tiveram diversas questões pedagógicas reformuladas, assim como projetos pedagógicos modificados. “Estamos utilizando ferramentas metodológicas e pedagógicas que conseguem fazer com que o ensino remoto tenha um processo mais qualificado, isso também influenciou a decisão”, comenta.

Expectativas para o ano letivo  

 

Na avaliação do reitor da UCPel, 2020 foi um ano voltado à adaptação. “De forma online, além do cumprimento do calendário acadêmico do ano passado, tivemos a participação de mais de 5800 pessoas em nossos eventos, mais de 103 palestras e cursos, além de defesas de trabalhos de conclusão de cursos e a realização de 13 formaturas”, diz.  

Bachettini acredita que 2021 também será um ano desafiador. “Seguimos no difícil caminho da busca de soluções e entendimentos, para mantermos nossa visão, missão e valores vivos, alimentados por nossos professores, corpo administrativo, alunos e seus familiares”, avalia.  

A professora Patrícia reforça que o andamento do semestre seguirá levando em conta as consequências da pandemia, e que a comunidade acadêmica sairá ainda mais fortalecida, especialmente devido a experiência já vivenciada em 2020. “Teremos uma mudança de foco, não só na perspectiva da tecnologia mas também na de formação do aluno. Queremos que eles vivenciem as três dimensões universitárias com um maior protagonismo”.  

Confira o cronograma da recepção nesta segunda-feira para novos alunos do presencial. Os links para acesso às salas virtuais serão encaminhadas via e-mail. 

 

8h – Medicina

8h45 – Odontologia

8h45 – Fisioterapia

9h15 – Direito – Manhã

13h15 – Psicologia

19h – Arquitetura e Urbanismo

19h – Farmácia

19h15 – Direito – Noite 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101