Em agosto, o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel) ganhou uma nova sede. Instalado no Pelotas Parque Tecnológico, o projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Extensão Habitat Social, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo.
O novo espaço, idealizado pelo arquiteto e professor Ricardo Brod Mendez e duas bolsistas do núcleo, foi pensado para o formato coworking – tendência em incubadoras de todo o mundo. “Um dos conceitos é a flexibilidade, para que as empresas possam trabalhar em equipe, se for preciso”, conta Mendez.
Para o projeto, os responsáveis tiveram o auxílio de um profissional da área fonográfica, que desenvolveu estudo de acústica da sala. Conforme explica o arquiteto, o espaço possui cúpula em material cerâmico e, por isso, o som se propagaria. “Pensamos então em painéis flutuantes no forro rebaixado para ajudar a absorver o som e criar ambiência”, complementa.
O docente aponta a adaptação da estrutura para o espaço como um dos diferenciais do projeto. Como exemplo, cita a utilização das instalações externas para evitar quebra de parede, perda e desperdícios. De acordo com ele, foram conceitos agregados a proposta e adequados por trabalhar de forma sustentável.
Sobre o processo de criação, uma das bolsistas, a acadêmica do 7° semestre, Natana Scholl, conta que após a demanda inicial, as alunas realizaram levantamento de medidas para definir os espaços de circulação e ocupação. “Depois trabalhamos aspectos formais, unindo o projeto de acústica com as necessidades do espaço”, lembra.
Segundo a estudante, a experiência na extensão e no projeto do Ciemsul foi positiva e motivadora. Ela destaca a vivência prática proporcionada pela extensão, devido boa parte dos projetos desenvolvidos na faculdade serem virtuais. Ao avaliar o resultado da nova sede da incubadora, Natana acredita ter alcançado o proposto pela equipe. “Ficou prática e flexível para quem vai usar”, finaliza.
A nova sede foi pensada para inserir a incubadora da UCPel em um ecossistema de inovação. De acordo com o gestor do Ciemsul, Leandro Félix, o Pelotas Parque Tecnológico é o principal hub de tecnologia e inovação da região sul. “Além disso, o local é favorável para o crescimento das startups pelo contato com empresas referência na área”, afirma. Ao todo, oito empreendimentos contam com o aporte do Ciemsul.
Redação: Piero Vicenzi

foto da notícia