pós-graduação

A Católica de Pelotas (UCPel) sediou a Virada da Habitação. O evento aconteceu simultaneamente em 13 cidades brasileiras e buscou discutir, debater e informar sobre ações que estão sendo realizadas por atores da sociedade civil, como ONGs, coletivos e os setores público e privado em relação a condições de moradia digna no país. 

Em Pelotas, o evento foi organizado pela Eficiobra e pela Rede HIS Pelotas, com o apoio da UCPel e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Cristina Rozisky, uma das fundadoras da Eficiobra, conta que durante a pandemia foi montada uma rede de articulação nacional, na qual as condições de moradia digna foram a pauta principal, especialmente por todos estarem voltados para esse ambiente, por conta dos protocolos de segurança da Covid-19.

De acordo com Cristina, a partir dessa organização foram realizadas obras em todo o país, na busca por fornecer moradia digna para a população em situação de vulnerabilidade social. Em Pelotas, bairros como Navegantes, Porto e São Gonçalo foram contemplados. “A moradia é a casa de todas as causas. É onde começamos a aprender, a nos relacionar, a nos alimentar, a descansar. A moradia saudável minimiza muitas doenças que acometem a população”, apontou. 

A professora Josiane Almeida, coordenadora do Programa de Extensão Sustentabilidade no Habitat Social da UCPel, foi uma das organizadoras do evento. Ela aponta que ter o debate acontecendo na universidade foi extremamente importante, principalmente por contar com a presença de movimentos sociais, que são formados por pessoas diretamente atendidas por iniciativas como esta. “É de extrema importância ouvi-los. Não apenas como usuários, mas também como protagonistas nessa produção da moradia”, ressaltou.

Presente no evento, Bianca Schwantz, aluna do quarto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, e bolsista do Programa Habitat Social, também ressaltou a importância do evento. “Eu me interessei bastante pelo projeto quando eu conheci, pois é uma área que eu quero seguir. Estamos realizando vários trabalhos simultâneos e vendo várias realidades diferentes. Ter essa oportunidade está sendo muito legal”, afirmou a acadêmica. 

Setores destacam a importância da Virada da Habitação

Entre os participantes, fizeram parte da Virada da Habitação em Pelotas o projeto Domum, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas, a Central Única das Favelas (Cufa Pelotas), o Quilombo Urbano Canto de Conexão, o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, o Escritório Modelo do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Pelotas (Sinduscon). Também estiveram no evento o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal, e a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). 

De acordo com Paula, a Virada é um evento importante por unir todos os atores que se preocupam com o tema da habitação no município. “Pelotas é uma cidade que se destaca nessa área, pela qualidade de seus cursos, universidades e profissionais”, apontou a gestora. 

Redação: Lizandra Vilela