Vestibular
Neste ano, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) completa 25 anos formando profissionais especializados em tornar espaços mais funcionais, atraentes e humanizados. Com programação intensa, a coordenação e o corpo docente do curso promovem atividades que ocorrerão de 20 a 24 de novembro. O evento contará com a presença de egressos do curso e profissionais de renome internacional, a fim de estabelecer uma troca de experiências e resgatar momentos marcantes da graduação. 
A programação, criada visando discutir a qualidade dos espaços públicos da cidade de Pelotas, será composta por oficinas e palestras para estabelecer maior integração entre profissionais da área e acadêmicos. Conforme explica a coordenadora do curso, professora Laura Zambrano, o evento será um marco importante para a graduação e, devido a isso, deve ser comemorado com atividades de qualidade. “Faremos diferentes palestras e oficinas que serão ministradas por entidades, docentes e empresas da região, na intenção de proporcionar aos acadêmicos a possibilidade de expandir seus conhecimentos”. Laura destaca também que alguns dos profissionais que confirmaram presença são reconhecidos internacionalmente.  
Na palestra de abertura, no dia 20, às 19h15min, a professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e autora do livro “Cidade Para Todos”, Cecília Herzog, abordará temas pertinentes sobre sua obra, que apresenta de forma simples uma abordagem para planejar, projetar e renovar áreas urbanas com foco nas pessoas, na biodiversidade, nas águas, no transporte limpo e no fechamento dos ciclos de energia e matéria. 
Além de Cecília, compõe a lista de palestrantes confirmados a professora Fernanda Tomiello (UCPel); o arquiteto André Huyer; os professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Maurício Polidori, Celina Britto Correa e Adriana Portella; a arquiteta e urbanista Clarissa Folharini; os professores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Alexandre Vergínio Assunção; Liege Dias Lannes; Ana Cristina Silva; Dóris Diesel; Daiane Pinheiro Danda; Paola Almeida Medeiros e Vinícius Kruger da Costa. 
Ainda participam do evento o professor Alexandre Maciel (UCPel); a arquiteta e urbanista Letícia Corrêa; a professora Stifany Knop (UCPel); a professora Joseane da Silva Almeida (UCPel); alunos da disciplina de Planejamento Urbano Regional da UCPel; a arquiteta Beatiz Giolelli; o arquiteto Gabriel Maciel e os egressos do curso de Arquitetura da UCPel Alexandre Rodrigues, Cláudio Righi e Lina Aguirre. 
Relembrando momentos marcantes
Em 1996, Alejandra Affonso se formava na primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel. Para ela, foi o curso que proporcionou sua realização profissional. “Durante a graduação fiz diversos estágios, o que completava tudo que eu aprendia na faculdade. Minhas disciplinas prediletas durante o curso eram Gráfica, Desenho a Mão Livre e Informática. Quando me formei, logo fui efetivada na construtora onde estagiava. Logos após, abri meu próprio escritório. Hoje já faz 20 anos que trabalho com projetos residenciais, comerciais, interiores e paisagismo”, relembra.  
O egresso do curso e palestrante do evento, Cláudio Righi, conta que sempre sonhou em ser Arquiteto, porém não imaginava como seria sua carreira depois de formado. “Na época em que cursei Arquitetura, entre os anos de 1999 e 2003, o corredor do curso era um grande centro social, onde alunos que estavam iniciando na graduação conviviam o tempo inteiro com veteranos e essa troca proporcionava uma vitalidade e um ambiente cheio de aprendizado”, ressalta.
Para compartilhar sua experiência com os acadêmicos atuais do curso, Cláudio sugere algumas dicas para os futuros arquitetos. “Vivam intensamente este período da faculdade, pois cada experiência acadêmica é fundamental para o futuro. Procure conversar e aprender coisas diferentes, conhecer o maior número de pessoas possíveis, porque na vida profissional teremos que entender de inúmeras áreas. No mais, estejam dispostos a trabalhar”, aconselha. 
Diferenciais do curso
Em cursos de Arquitetura e Urbanismo da América Latina ainda não é comum à oferta de disciplinas voltadas para as problemáticas da habitação social. Na UCPel, um dos diferenciais é que todas as atividades do sexto semestre da graduação trabalham de forma integrada para potencializar o resultado de um mesmo objetivo. A ideia principal do projeto de extensão em Habitação Popular é contribuir com a comunidade por meio de trabalhos acadêmicos feitos a partir de problemáticas reais.
 Para a coordenadora da graduação, outro diferencial está ligado ao perfil dos professores que atuam no mercado da construção civil, que levam à sala de aula exemplos reais e atuais, possibilitando ao aluno vivenciar não somente a teoria, mas principalmente a prática projetual. Mais um atrativo é o horário da graduação. “O turno da noite proporciona ao aluno a realização de estágio desde o início da graduação. A partir do terceiro semestre eles já possuem conhecimento para atuar no mercado de trabalho”, ressalta.
 Na finalidade de ampliar áreas de atuação, o curso conta também com formação em Patrimônio Histórico. “A partir do sétimo semestre, os estudantes realizam levantamento de prédios históricos visando buscar soluções funcionais para essas formas arquitetônicas da atualidade, que é uma identidade da cidade de Pelotas”, informa. 
Inscrições para a Semana 
 As inscrições somente para a Semana alusiva aos 25 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel é de R$ 25 e podem ser realizadas através do link bit.ly/yvnwOd ou junto ao Diretório Acadêmico do curso, na sala 240C do Campus I. Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, interessados em participar do jantar comemorativo no dia 24 de novembro, no Clube Caixeiral, terão o investimento de R. Para comunidade externa o valor será de R0. Adquirindo o ingresso do jantar, a Semana dos 25 anos do curso será gratuita.
 
A programação completa do evento, bem como a lista de palestrantes, horários, locais e oficinas, pode ser conferida através do evento do Facebook, pelo link. 
Vestibular 2018
A UCPel está com inscrições abertas para o Vestibular 2018. Os cursos ofertados são Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Direito (Matutino e Noturno), Enfermagem (Noturno), Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Farmácia, Filosofia (Noturno – Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
Na modalidade híbrida – com aulas à distância e presenciais -, são ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Segurança Pública.
Para os cursos de Medicina e Odontologia haverá prova tradicional no dia 26 de novembro. Para os demais cursos, será realizada uma prova de redação com diversos dias e horários disponíveis. 
A nota do Enem também pode ser utilizada como forma de ingresso. Mais informações estão disponíveis no site vestibular.ucpel.edu.br.

foto da notícia