Após visitarem, no início do ano, as obras de restauro da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, conhecida como Igreja do Porto, os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) produziram propostas de intervenção para a igreja. Os projetos incluíram melhorias tanto na parte interna quanto na parte externa da instituição. O material foi apresentado para a arquiteta responsável pela restauração da paróquia, Simone Neutzling, a fim de contribuir com novas ideias.
Para a professora de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, Daniele Luckow, atividades como essa são importantes para trabalhar a questão do patrimônio cultural, engajando os estudantes em um trabalho com a realidade. “Com isso, podemos colaborar com a comunidade, envolvendo o projeto de extensão, matérias do curso e obtendo um retorno para as pessoas”, explicou.
“Fazer um projeto para promover ideias que podem ser executadas na igreja é algo muito gratificante, pessoal e profissionalmente falando”, disse um dos alunos que se apresentou, Mateus Batista, ressaltando que já tinha um vínculo com a Igreja do Porto, pois frequentava quando era mais novo. O relato exemplifica como trabalhar com patrimônio histórico-cultural da cidade envolve mais do que somente a parte técnica, mas também afetiva de quem está produzindo.
De acordo com Simone, é gratificante revisitar a proposta, compartilhar experiências e explorar novas possibilidades. “Gostaria de parabenizar os alunos pela qualidade das propostas arquitetônicas e urbanas, bem como pelas excelentes apresentações. Quero destacar a parceria com a universidade e a valiosa colaboração que temos construído ao longo dos anos. As professoras Daniele, Laura e Joseane têm sido fundamentais nesse processo. Agradeço a todos os envolvidos e estou muito feliz com o resultado”, disse a arquiteta.
Redação Pedro Vargas