Vestibular

Moradores da Vila Maria, assentamento localizado no município do Capão do Leão, estão mais próximos de se tornarem proprietários de suas moradias. O trabalho de regularização fundiária realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) finalizou a medição dos terrenos. Até o final de dezembro, uma nova reunião com a comunidade deverá ocorrer para a aprovação da descrição geométrica de cada área demarcada.

Devido a parceria entre UCPel e a Prefeitura de Capão do Leão, o sonho de Claudete Rosa deverá se concretizar em breve. Morando na localidade desde 2014, a dona de casa espera ansiosa pela regularização. De acordo com ela, este será o primeiro passo para cobrar mais investimentos da prefeitura na região. “Ter a comprovação de que sou dona do meu terreno também é bom porque poderei sair tranquila, sem medo de voltar e alguém ter invadido a minha casa”, relata.  

Além dos 80 lotes da Vila Maria, outras três localidades irão receber os estudantes e professores da UCPel: Jardim América, Loteamento Municipal e Cerro do Estado. A frente do trabalho de regularização fundiária no município vizinho, o egresso do curso, Cassius Baumgarten, articulou a parceria devido à expertise que o curso de Arquitetura e Urbanismo tem em desenvolver projetos na área de regularização fundiária.

A professora responsável pelo Programa de Extensão Sustentabilidade no Habitat Social da UCPel, Joseane Almeida, explica que a regularização fundiária é uma das frentes em que o programa de extensão atua. “Já realizamos projetos no bairro Novo Milênio e no loteamento Dunas, ambos em Pelotas”, relembra.      

Após a ciência dos moradores da Vila Maria, o relatório será enviado para a Prefeitura e, posteriormente, para o cartório. No início de 2020, o trabalho de medição e selagem dos terrenos recomeça no Jardim América. “Nosso comprometimento é entregar a regularização das quatro áreas nos próximos dois anos”, comenta Joseane.   

Bolsista do projeto de regularização da Vila Maria, o acadêmico Arthur Teixeira avalia o fato de ajudar as pessoas como a parte mais interessante de sua atuação no projeto. “Também é uma forma de ganhar experiência de trabalho”, avalia. O professor Alexandre Maciel frisa que a experiência é enriquecedora para os alunos, tanto no âmbito profissional quanto no da cidadania.   

O convênio assinado com a Prefeitura de Capão do Leão ocorreu em junho deste ano. A atividade teve início com uma reunião entre acadêmicos da UCPel e moradores para apresentação de cada fase do projeto. Ainda foi aplicado um questionário com a intenção de traçar um perfil dos moradores que habitam a localidade.   

Confira mais no vídeo:

Redação: Rita Wicth – MTB 14101