Vestibular

O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cassius Baumgarten, obteve destaque em premiação promovida pelo Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (Saergs). Devido ao trabalho dedicado à habitação popular, Cassius foi o mais votado no quesito Homenagem Especial: Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social (ATHIS). A cerimônia de premiação está marcada para o dia 13 de dezembro, às 19h, no Memorial Luiz Carlos Prestes, em Porto Alegre.

A notícia sobre o prêmio foi recebida via telefonema, sendo também publicada no site do Saergs. Na avaliação de Cassius, o reconhecimento por parte do Sindicato é importante, especialmente por dar destaque à necessidade da moradia digna. “Esse também é um reconhecimento para todas as pessoas que não têm o direito à moradia digna assegurado. Isso me fortalece mais ainda para continuar lutando por esse direito”, menciona.    

Todos os nomes indicados para concorrer aos prêmios nas cinco categorias foram sugeridos pelo Saergs. Após, os pré-selecionados foram apresentados às entidades parceiras, responsáveis por definir quem estava apto a concorrer ao prêmio neste ano. O prêmio tem a finalidade de homenagear profissionais que tenham trajetória semelhante a da instituição, além de destacar o trabalho de arquitetos e urbanistas do Rio Grande do Sul.

Atualmente, o arquiteto formado pela Católica possui dois projetos em andamento. Um deles, a Casa Prisma, visa disponibilizar o ensino à construção de moradias próprias e de baixo custo. Cassius desenvolveu um sistema construtivo inovador, que conta com materiais recicláveis e qualificação de mão de obra, ambos de baixo custo, com assistência técnica e orientação do arquiteto.

O segundo projeto trabalhado por Cassius no momento é o Meu Lote Legal, desenvolvido através de convênio com o município do Capão do Leão. O trabalho conta com a participação de servidores do município, com o intuito de orientá-los e capacitá-los para a implantação de processos de regularização fundiária. A parceria ainda conta com a atuação de integrantes do Programa de Extensão Sustentabilidade no Habitat Social, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel.

 

Redação: Kerolin Lulhier