Vestibular
Depois de uma semana de intensa programação, os 25 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) entraram para a história da Instituição com o descerramento da placa afixada no saguão do Campus I. A cerimônia de homenagem foi presenciada pela reitoria, docentes e discentes, oportunidade em que os momentos mais importantes da trajetória do curso foram lembrados. 
A professora pioneira do curso, Beatrice Peters, ao receber a missão de falar sobre o jubileu de prata, se deu conta do quão ligeiro o tempo passou. “Temos muitas coisas para agradecer. O reconhecimento obtido da universidade, dos professores que atuaram nesses 25 anos, de egressos, acadêmicos e comunidade”, disse. Sobre o presente, Beatrice tem certeza de que o trabalho desenvolvido com responsabilidade e seriedade habilita o prosseguimento do curso para os próximos 25 anos.  
 
Durante sua fala, a coordenadora do curso, professora Laura Zambrano, agradeceu o apoio recebido pelos demais docentes da graduação. “Ser professora é minha vocação, mas me tornar coordenadora foi um grande desafio, que eu só superei por estar amparada pelos demais professores do curso”, disse. 
 
A pró-reitora acadêmica, professora Patrícia Giusti, lembrou da fala do reitor, José Carlos Bachettini Júnior, proferida um dia antes, do quanto é satisfatório para a UCPel contar com a atuação de professores e acadêmicos do curso.  “O curso de Arquitetura e Urbanismo e a atuação da professora Laura enquanto coordenadora é modelo de gestão para nós”, disse.  
 
De acordo com a pró-reitora, se tem um curso que internalizou o lema ‘Vamos Transformar’ e consegue torná-lo verdadeiro para a comunidade é o curso de Arquitetura e Urbanismo. “Eu não estou na trajetória dos 25 anos, mas conheço especialmente os últimos 6 anos. Precisa ficar registrado que esse curso faz a diferença na comunidade e cumpre com seu projeto pedagógico e institucional na perspectiva de formar alunos qualificados e cidadãos que farão a diferença na região e na cidade”, avaliou. 
 
Logo após o descerramento da placa, as comemorações dos 25 anos seguiram com o relato dos egressos do curso Alexandre Rodrigues, Cláudio Righi, Lina Aguirré e Cassius Baumgarten. O jantar comemorativo aos 25 anos na sexta-feira (24) encerrou a programação da semana.  
Redação: Rita Wicth – MTB 14101

foto da notícia