O II Congresso Internacional Casa Passiva Brasil 2018, realizado em parceria pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Universidades Católica (UCPel) e Federal de Pelotas (UFPel), está com as inscrições abertas. Voltado para acadêmicos e profissionais da construção civil, o evento recebe inscrições até o dia 25 de outubro através do site casapassivabrasil.wordpress.com.
A partir de palestras e um workshop, serão discutidas as possibilidades de adaptação do padrão Passive House – certificação que visa à eficiência energética e o conforto térmico nas construções, com o intuito de reduzir os impactos ecológicos – à realidade climática do Brasil. Para isso, serão apresentadas experiências do continente europeu, com ênfase na Alemanha e Portugal, e da América do Sul, com destaque para o Chile e Brasil.
Conforme destaca a professora da UCPel, Stifany Knop, entre os objetivos da segunda edição do evento estão a discussão e a consolidação de uma rede de pesquisa que aborde a adaptação dos requisitos de uma Passive House ao contexto brasileiro, possibilitando que pesquisadores aprofundem o conhecimento na temática. Para isso, o Congresso irá receber, entre os convidados, o professor Luiz Bezerra, certificador Passive House em Natal/RN, e Romeu Vicente, professor na Universidade de Aveiro/Portugal e criador da Associação Casa Passiva de Portugal.
Interessados em participar têm duas formas de se inscrever: pelo site casapassivabrasil.wordpress.com ou no saguão da UCPel, segundas, quartas e quintas-feiras, das 16h às 18h; terças-feiras, das 16h às 20h; e sextas-feiras, das 18h às 20h. Para estudantes, funcionários e professores da UCPel e da UFPel a taxa de inscrição custa R$ 80. Já para estudantes de outras instituições, o valor fica R$ 120. Profissionais investem R$ 400.
Redação: Manuelle Motta

foto da notícia