pós-graduação
Sabendo que a escolha de uma profissão é um dos momentos mais difíceis para os jovens, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participou da Semana das Profissões realizada pelo Colégio São José. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia foram os escolhidos para serem apresentados aos estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio.
(Clique na imagem para ver outras fotos)     
Alguns dos diferenciais apresentados pela UCPel é sua inserção junto à comunidade, o que possibilita a realização da parte prática desde o primeiro semestre dos cursos de graduação. A coordenadora do curso de Odontologia, professora Patrícia Guerreiro, destacou a nota 5 do curso (nota máxima) conferida pelo Ministério da Educação, assim como o professor do curso de Farmácia, Daniel Schuch, comentou a recente nota 5 da graduação e as mais de 80 áreas de possibilidade de atuação do farmacêutico. 
A coordenadora do curso de Psicologia, Andrea Wagner, explicou aos acadêmicos que a graduação da UCPel é a segunda mais antiga do estado e tem ênfase em saúde mental. A docente ainda destacou a articulação do curso com o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, possibilitando a iniciação em pesquisa durante a vida acadêmica.   
Entre as oficinas oferecidas, o curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu a montagem de uma maquete. Para os alunos do segundo e terceiro anos do Colégio São José, Anderson Caetano, Guilherme Boeira e Gabriel Campelo, a proposta da atividade foi avaliada como interessante. Com a inclinação para prestar Vestibular para o curso de Engenharia Cível, Guilherme já planeja conhecer melhor o curso de Arquitetura. Já Anderson optou pela oficina por ser próxima da área que deseja atuar profissionalmente. “Não sei se quero Engenharia Civil ou Arquitetura”, comentou o estudante. 
Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Laura Zambrano, a proposta do Colégio São José serviu para divulgar a graduação da UCPel, a tradição da profissão de arquiteto e urbanista e as potencialidades do campo de trabalho. “Mostramos a reponsabilidade que o arquiteto tem em melhorar a qualidade de vida das pessoas tanto em suas casas quanto nas cidades”, comentou. 
Na oficina de Fisioterapia, as acadêmicas da UCPel Emile Lopes e Caroline Bluhn integraram o grupo de orientação de demonstração de algumas atividades promovidas pelo fisioterapeuta. Emile gostou de ter participado da oficina, especialmente porque quando era estudante o projeto da UCPel visitou a sua escola e a ajudou em sua escolha profissional. “É gratificante para nos ajudar nesse momento de decisão, especialmente porque já passamos por isso”, comentou. 
Para a acadêmica Carolina, a oficina auxiliou os estudantes do Colégio São José a conhecerem um pouco mais das diversas formas de atuação do fisioterapeuta. “Nada melhor do que conversar com pessoas que já tiveram as mesmas dúvidas que a gente”, comentou. Na avaliação da estudante do São José, Raíssa Marques, do terceiro ano, a escolha por um curso na área da saúde é certa, mas existe ainda a dúvida de qual graduação escolher. “Sempre gostei de lidar com pessoas e a participação da UCPel ajuda a entender o que cada área faz”, comentou.
Um júri simulado realizado por acadêmicos do curso de Direito e integrantes da Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACC) completou as atividades apresentadas pela UCPel na escola.     
Redação: Rita Wicth – MTB 14101

foto da notícia