pós-graduação
A revitalização externa do prédio da reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – conhecido como Palacete Antunes Maciel -, está a um passo de se concretizar. Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo integrantes do projeto de extensão de Apoio a Práticas Patrimoniais realizaram raspagem na área externa do prédio para conhecer as cores originais. Após a definição da cor, será lançado edital para convidar empresas a apoiar a restauração.
Seis acadêmicos, matriculados entre o quarto e o oitavo semestres do curso, efetuaram a raspagem nas camadas de tinta da área externa da edificação. As tonalidades verde e rosa foram algumas das encontradas. Através da análise da raspagem, o grupo irá discutir e definir quais serão os critérios utilizados para a escolha da nova cor que será aplicada na edificação.
Conforme explica a coordenadora do Projeto de Extensão de Apoio a Práticas Patrimoniais, professora Daniele Luckow, antes da pintura será necessário realizar manutenção em toda a área externa. “Como a estrutura do prédio é antiga e possui vários anéis decorativos, será preciso realizar a limpeza e a manutenção de áreas afetadas antes da nova pintura”, comenta.
Um estudo completo sobre o Palacete Antunes Maciel foi realizado no primeiro semestre de 2016. Os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo ficaram responsáveis pela elaboração de documentos com indicação das práticas de manutenção, procedimentos de inspeção, principais patologias e seus possíveis tratamento para cada parte da edificação. O levantamento técnico feito pelos estudantes apontou que de uma forma geral o prédio continua conservado.
Uma das acadêmicas que participa do grupo de extensão de Apoio a Práticas Patrimoniais, Morgana Soares, avalia como interessante a participação no projeto. “Participar de atividades de conservação de prédios históricos é uma ótima maneira de aliar a teoria vista em sala de aula com a parte prática, além de também acrescentar experiência no meu currículo”, comenta.
Na avaliação da professora, ter participado tanto do levantamento patológico quanto do projeto de extensão foi uma oportunidade única para os acadêmicos. “A experiência permite aos acadêmicos conhecer melhor as técnicas que são aplicadas em cada situação”, conclui.
Conheça melhor o Palacete Antunes Maciel
O Palacete Antunes Maciel, que hoje abriga a Reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), localiza-se na rua Félix da Cunha, 421. O prédio foi projetado e construído pelo engenheiro Artur Antunes Maciel. Sua ideia inicial era erguer o edifício de dois pavimentos para servir como residência para a família do engenheiro.
Após a morte do proprietário, em 1924, o casarão permaneceu sendo da família Antunes Maciel até 1946. A partir de 1948, o local foi vendido à Sociedade Caritativa Literária Irmãs de São José, momento em que começou a funcionar uma espécie de educandário para a alfabetização de meninas. Logo após, o prédio foi adquirido por Dom Antônio Zattera, dando início às atividades educacionais da UCPel.
Redator: Alisson Lopes

foto da notícia