pós-graduação
Mais um prédio histórico na cidade de Pelotas terá seu levantamento arquitetônico feito pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Desta vez, o antigo Colégio Santa Margarida, construído em 1935, foi a edificação escolhida para receber o levantamento técnico contendo diagnóstico de conservação, possibilidades de restauro e alternativas para melhor utilização. 
Divididos em grupos, os estudantes realizam atualmente uma análise das patologias para detectar as condições de pisos, revestimentos, esquadrias, por exemplo. Anteriormente à etapa prática, ocorreram encontros de apresentação e debate do levantamento cadastral arquitetônico do prédio, assim como aulas teóricas em que os diversos tipos de patologias foram apresentados. 
De acordo com a professora da disciplina de Atelier VII, Daniele Luckow, a associação da teoria com a análise in loco ajuda os acadêmicos a trabalharem com mais responsabilidade, visto que o levantamento terá uma aplicabilidade real. Após o término da etapa do diagnóstico de patologias, será elaborado um relatório conjunto em que indicações para alternativas de restauro serão apresentadas. Também integrará o relatório possibilidades para melhor utilização do prédio, oportunidade em que diversas novas sugestões para valorização do espaço serão apresentadas. Uma investigação sobre a história da edificação também integra o documento.
Na avaliação da acadêmica do sétimo semestre, Xana Porto, a parte prática da disciplina proporciona o contato com uma construção que apresenta problemas reais, o que possibilita a resolução de diferentes obstáculos. “O sétimo semestre é todo voltado para a associação da teoria com a prática e essa vivência é extremamente válida”, explicou a acadêmica. 
A cada semestre, um prédio histórico do município é escolhido para se tornar objeto de estudo dos acadêmicos da UCPel. Já receberam o levantamento arquitetônico o Palacete Antunes Maciel, a Cotada, o Castelo Simões Lopes Neto, o antigo almoxarifado da Prefeitura, a antiga Câmara de Vereadores, o Theatro Guarany, o Palacete Payssandu, o Clube Caixeral, os casarões Seis e Oito da Praça Coronel Pedro Osório e o Mercado Público.       
História do prédio 
O prédio fundado pelo Bispo Doutor Willian Thomas, em 1934, segue o estilo Art déco. O arquiteto responsável foi Arthur Ward Júnior. A escola teve inauguração em 1936. Inicialmente, foi concebida para ser uma escola para meninas, voltada para o ensino cristão e preparação para as atividades do lar. Em 1941 transformou-se em escola secundária e, em 1958, passou a receber também meninos. Atualmente pertence à UCPel.  
Vestibular de Inverno 2017
A UCPel recebe inscrições para o Vestibular de Inverno até o dia 13 de julho. Além de Arquitetura e Urbanismo, são ofertadas vagas para os cursos Administração, Ciências Contábeis, Direito (manhã e noite), Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo será composto por uma redação com 10 datas disponíveis para a realização da prova. Mais informações estão disponíveis em ucpel.edu.br/vestibular

foto da notícia