Dia Sem Automóvel tem intervenção em vagas para estacionamento

Em comemoração ao Dia Mundial Sem Automóvel, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do curso de Arquitetura e Urbanismo, organizou e executou o projeto Vaga Viva. A ação utilizou duas vagas de estacionamento de automóvel em frente à Instituição nesta quinta-feira (22), com o objetivo de discutir a ocupação de automóveis na cidade e humanizar o espaço público.
Para a professora das disciplinas de Urbanismo, Josiane Almeida, usar o carro de maneira sustentável é um dos focos. “O automóvel tem sido um tema muito importante no planejamento da cidade, mas não temos como alargar mais as ruas. Porém, esse não é o único ponto de discussão. O espaço ocupado pelo veículo poderia ser ocupado por pessoas. A sociedade está muito dependente do carro”, afirma. 
Para a professora, o volume e o uso de veículos gera uma mecanização das cidades, pois cada vez menos as ruas são ocupadas por pessoas. “Ao termos menos gente nas ruas, as deixamos mais inseguras. Precisamos fazer o movimento contrário. E os futuros arquitetos que temos aqui precisam pensar em um urbanismo mais humano”, aponta. 
O acadêmico do 7° semestre do curso e um dos organizadores do projeto, Daniel Almeida Amaral, citou a necessidade de ambientações para um melhor convívio social. “As pessoas receberam muito bem a nossa atividade. Um dos nossos próximos objetivos é, dentro das cadeiras de Urbanismo, propor um espaço de convívio em frente à UCPel onde hoje há espaço para carros”, projeta.

foto da notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *